1ª leitura
Leitura batida lenta de sílabas. Lê-se sílaba a sílaba, sem ligar à pontuação, ou à expressividade. Bate-se cada sílaba, exagerando a movimentação da boca: E-RA-U-MA-VEZ-O-ME-NI-NO-DA-LU-A-QUE-E-RA-UM-ME-NI-NO-QUE-VI-VI--NA-LU-A-E-QUE-NÃO-CO-NHE-CIA-MAIS-NA-DA-SEM-SER-A-LU-A-E-RA-U-MA-VEZ-E-ME-NI-NA-DO-MAR... O objectivo desta leitura é conhecer sílaba a sílaba e resolver problemas de específicos de dicção.
2ª leitura
Igual à primeira, mas rápida. Atenção: acelerar o máximo, dentro das regras de dicção e da clareza. A tendência, ao início, é correr pelas sílabas. O objectivo é treinar a musculatura dos articuladores, para que possam dizer frases rápidas com toda a clareza.
3ª leitura
Leitura expressiva. Ler o texto, agora respeitando a entoação, pontuação e expressividade, não descurando as normas de dicção trabalhadas nas leituras anteriores.
Quando aplicamos este exercício a textos que vamos ler ou dizer, os resultados são notórios, especialmente se o exercício for, nos primeiros momentos, acompanhado por um orientador, que não nos deixe cair em erros repetitivos. Faz-nos conhecer intrinsecamente a estrutura do texto (literalmente, sílaba a sílaba), a sequência das frases e as "zonas de perigo", bem como é excelente para ajudar a decorar!
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