domingo, 5 de outubro de 2008

A criação de um papel - primeiras abordagens



Stanislavski, na sua obra A criação de um papel, estuda a criação de papéis específicos, desde a primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena. Neste artigo, ficam algumas propostas, referentes às primeiras abordagens de uma peça.


- uma primeira leitura, livre, onde o actor se deverá guiar pelo prazer e pela intuição (sublinha a importância fundamental das primeiras impressões: os factos que compreendemos gravam-se intuitivamente na nossa memória)


- os factos que não compreendemos ou sentimos ficam a pairar: «Deixam-nos confusos e não conseguimos achar neles nenhuma verdade da realidade viva. Tudo isso interfere com a recepção e absorção das nossas primeiras impressões da peça.»


- para resolvermos este estado de confusão, Stanislavski sugere que façamos a lista dos factos da peça. Exemplo (com base em Sonho de uma noite de Verão, de W. Shakespeare):


Acto I. Cena 1. Atenas. Palácio de Teseu:



  1. Teseu e Hipólita falam alegremente sobre as suas bodas próximas.


  2. Teseu manda Filóstrato dar ordens aos atenienses para que comecem as festividades e celebrações.


  3. Aparecem Egeu, Hérmia, Demétrio e Lisandro.


  4. Egeu quer que Hérmia, sua filha, se case com Demétrio, mas a rapariga está apaixonada por Lisandro e recusa o casamento arranjado pelo pai.


  5. Egeu coloca a questão a Teseu, Duque de Atenas, para que este accione a lei ateniense, que diz que as raparigas que se recusam a aceitar os maridos propostos pelos pais, são condenadas à morte ou encerradas num convento.


  6. Hérmia e Lisandro defendem o seu amor.


  7. Teseu ordena a Hérmia que decida: ou casa com Demétrio, ou é condenada à morte, ou é encerrada num convento. Dá-lhe quatro dias para pensar.


  8. Teseu sai com Egeu e Demétrio.


  9. Hérmia e Lisandro conversam e decidem fugir de Atenas, para a casa de uma tia de Lisandro, que mora longe e de quem Lisandro é o único herdeiro.


  10. Chega Helena, amiga de Hérmia e apaixonada de Demétrio, a quem os amantes revelam os seus planos.


  11. Saem Hérmia e Lisandro.


  12. Helena decide contar tudo a Demétrio, como prova do seu amor por ele e do desamor de Hérmia.

«Todos estes factos, tomados em conjunto, fornecem o tempo presente da peça.»


- mas não pode haver presente, sem passado, nem futuro. O actor deve ter sempre presente o passado e o futuro da personagem que interpreta. «Uma ligação directa do tempo presente de um papel com o seu passado e futuro dá corpo à vida interior desse papel a ser interpretado. Apoiando-se no passado e no futuro do seu papel, o actor poderá apreciar melhor o seu presente.»


- temos, ainda, o contexto social da peça, que deve ser estudado, «não só no próprio texto da peça, como numa variedade de comentários, textos literários, texos históricos referentes ao período, e por aí em diante. Exemplos de estudo para Sonho...:




  • Pesquisar os nomes dos atenienses da peça (de onde vêm?...)


  • Pesquisar as referências populares às fadas e duendes (Titânia, por exemplo, é tida, nalgumas linhas, pela rainha das fadas ou dos deuses, a Mãe Terra geradora dos Titãs...)


  • Pesquisar factos históricos (o que foi o Renascimento? - características literárias, plásticas, arquitectónicas, de vestuário, ideológicas, etc.; referências directas a Atenas e à cultura ateniense; etc., etc.)


  • Etc. (os dados para pesquisa vão surgindo consoante o estudo da peça se vai aprofundando)

Isto é apenas o trabalho inicial da criação de um papel e do estudo de uma peça.


Para tudo deve haver método, apropriação e desenvolvimento de técnicas. Com o tempo e a prática, cada um acaba por desenvolver um método de trabalho próprio, eficaz e adequado às suas características pessoais.


Atenção para não se perder demasiado tempo nestas fases (há sempre o perigo de nos embrenharmos em investigações interessantíssimas, mas que podem acabar por nos afastar do nosso objectivo principal: criar um papel para ser representado. Já vi actores que dedicaram tanto tempo e energia à investigação teórica, que acabaram por saber tudo sobre a peça, mas não chegaram a criar uma personagem verdadeira e credível)!


(Constantin Stanislavski, A criação de um papel, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007)


4 comentários:

Paulo disse...

bem, aqui quase que se sente o cheiro do palco...

uma pergunta, se me souber responder, há aqui no algarve, alguma companhia de teatro amador que de formação de representação?

Tixa disse...

Experimente os grupos Ideias do Levante (Lagoa), Teatro Experimental de Lagos (Lagos), Fech'ó Pano (Vila Real de Santo António). São grupos amadores que, pontualmente, disponibilizam formação teatral, e não só. De momento, não me estou a lembrar de mais nada. É bom conhecer malta interessada em formação teatral! A Companhia profissional Al-Masrah Teatro já, por vezes, abriu inscrições para workshops de teatro e expressão dramática, mas que nunca se chegaram a realizar, por falta de inscrições...

Black Swan disse...

Mystique7000 passou por cà!

Anónimo disse...

Nao se esquecam de mim xD

Ass: Abel