sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Lálálálálálá

Coisas bonitas que se podem fazer com a voz.

De notar que ambos os cantores são pré-adolescentes, o que quer dizer que as vozes deles ainda vão sofrer alterações (principalmente a do rapaz).

Independentemente disso, o que interessa aqui é a voz solta e o uso da respiração (eu diria que eles não fumam...).

Controlo da respiração




O objectivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera, ou pesada, numa respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma. Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos, observando-a. Se tentar forçar a sua respiração a tornar-se calma, apenas causará problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma. As fontes chinesas geralmente reconhecem quatro tipos de respiração.


1. Respiração ventosa. Este tipo de respiração faz sons nas narinas.


2. Respiração irregular. Este tipo de respiração é quieto, mas é irregular e às vezes pára e começa.


3. Respiração não-refinada. Este tipo de respiração é quieto e regular, mas não é refinado. Não é tão confortável quando no quarto tipo de respiração.


4. Respiração correcta. Este tipo de respiração é quieto, regular, refinado, muito pacífico e agradável. Este tipo de respiração traz grande paz à mente e ao coração.


Este quarto tipo de respiração é mais rapidamente atingido, simplesmente observando a respiração. Se se tentar forçar a respirar ou a sentir-se de um certo modo, provavelmente falhará.


Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural.


Respirar é viver. Respirar correctamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios, aprenderá a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional.


Uma respiração completa é composta por três fases: abdominal ou diafragmática, toráxica e subclavicular.


Nascemos com a respiração abdominal. Observe um bebé. No entanto, muitos perdem esta respiração espontânea ao longo da vida, seja por questões posturais ou emocionais.


Aprender a respirar através do abdómen aumenta a sua capacidade respiratória e melhora a saúde em geral.


O diafragma é o músculo que divide o abdómen do tórax. Na aprendizagem da utilização da voz por actores, locutores e na arte do canto, ensina-se o domínio da respiração através do abdómen. O diafragma, por excelência, é o músculo da respiração. Numa respiração perfeita, inspira-se pelo abdómen e enche-se o tórax até atingir a região subclavicular (alto do peito). A expiração é o movimento inverso: alto do peito, tórax e abdómen.


Respiração Abdominal


Para reaprender a respirar correctamente pelo abdómen, recomenda-se que comece a praticar os exercícios deitado ou sentado. Portanto, deite-se, dobre as pernas com os pés separados e próximos das nádegas. Coloque as mãos sobre a barriga, em cima do umbigo. Inspire, sentindo a barriga subindo e expire, sentindo o abdómen descendo.


Se encontrar dificuldades, ponha um livro sobre o abdómen e brinque com ele, elevando-o e descendo-o várias vezes. Desta forma, activará o diafragma. Depois de algum tempo, fará este movimento sem o apoio do livro. A respiração estará correcta. Quando conseguir a espontaneidade do movimento, a sua respiração será satisfatória e produzirá em si uma sensação de calma.

(Este texto não é meu. Tirei-o de um site e, devido à hora tardia, copiei-o sem sacar o endereço, ou a referência. Agora não o consigo encontrar... O mesmo serve para o texto que se segue, «Descobrir a respiração». Sorry...)

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Descobrir a respiração

Localizar o diafragma

Coloque as suas mãos sobre a barriga. Pense que quer parecer mais magro e encolha a barriga; encolha-a mais ainda, solte-a completamente e a encolha novamente. Se conseguiu, acaba de achar o seu diafragma... Foi contraindo o diafragma que ficou mais magro. Preste atenção ao movimento de encolher a barriga; tente fazer o contrário, empurrando-a para fora. É justamente isso que precisará fazer, juntamente com a retenção do ar (eu sei que no começo "dói" um bocado, mas, para haver aperfeiçoamento, é necessário fazer exercícios como os descritos mais em baixo diariamente; é como se fosse uma ginástica, pois estamos a trabalhar com um músculo do nosso corpo). Tente agora inspirar lentamente e, com a entrada do ar, fazer esse mesmo "movimento com a barriga" (atenção: não é empurrar a barriga para a frente e depois inspirar; é inspirar, fazendo com que esse ar naturalmente empurre a barriga para frente). O que está a fazer é baixar o músculo do diafragma, permitindo com que os pulmões sejam cheios por completo de ar... Tente sentir o ar enchendo por completo os seus pulmões! Inspire, baixando o diafragma, e expire, relaxando-o... Muito bem, está a aprender a dominar o seu sistema respiratório e a aquecê-lo para uma correcta utilização...



Exercícios Básicos de Respiração

1) Inspirar lentamente, utilizando sempre a respiração diafragmática, e expirar lentamente, colocando as mãos, ora sobre a região abdominal (sobre a barriga), ora sobre a região costo-abdominal (sobre as costelas), percebendo a movimentação/expansão dessas regiões. Atenção para manter sempre o mesmo volume/intensidade de ar expirado, não oscile;

2) Inspirar, “reter/conter” esse ar por dez segundos, e expirar, provocando os sons: S, X, Z e F;

3) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, utilizar o Staccato;

4) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, realizar variações uniformes na intensidade (mais forte e mais fraco, soltando, respectivamente, mais ou menos ar).


OBSERVAÇÕES SOBRE OS EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Para fazer o exercício 2 deve-se "cerrar os dentes" (colocar os dentes juntos, pois o ar deve sair entre os dentes - ATENÇÃO: esteja consciente de qualquer tensão no maxilar ou nos lábios!). Tente prolongar ao máximo a duração dos sons produzidos; pouco a pouco, conseguirá aumentar a sua capacidade respiratória...

Para fazer o exercício 3: STACCATO = movimentos rápidos de contracção e relaxamento do diafragma. Lembre-se da ária da Rainha da Noite, da Flauta Mágica, de Mozart.

Para fazer o exercício 4: deve oscilar-se gradualmente a intensidade do ar expirado, do fraco para o forte, tentando manter um nível, como se fossem ondas que vão crescendo e quebrando, lentamente.